A Juventude no Brasil

AddThis Social Bookmark Button

 

JMJ Rio 2013

" A minha alma engrandece o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu salvador" (Lc 1,46-47). Além de disposta, disponível, cheia de graça, a jovem Maria é maravilhosamente uma jovem leitora das promessas, informada sobre a história de seu povo, agradecida e grata. Ela conhece a história de seu povo e as ações que Deus realizou. Sabe da promessa feita aos "nossos pais em favor de Abraão e de sua descendência para sempre" (Lc 1,55). As maravilhas cantadas por ela continuam a ser cantadas por nós até hoje. Com seu hino ainda exultamos por Deus ter-nos enviado o seu Filho "nascido de mulher"(Gl4,4).

A jovem Maria de Nazaré provoca os jovens a conhecer a história, o passado, a permanecer na atenção ao que acontece de geração em geração. Encontrarão sinais se perscrutarem no presente as raízes históricas. As raízes invisíveis continuam a alimentar e transformar as realidades presentes. O hoje é fruto do ontem, e o ontem está presente no hoje. Cabe saber ler o processo histórico, cujo fruto é a realidade que nos cerca e nos deixa ser. De certa forma, pertencemos ao passado e o passado nos pertence. Saber ler o passado e também perceber nele as ações de Deus; ações salvíficas de redenção, de resgate. A história pessoal da fé nasce da história comunitária e historicizada da fé.

A verdadeira comunhão dos santos!

Em ouvindo e vendo a beleza das ações de Deus, da justeza de seu cuidado, como não exultar de alegria? Intuindo a grandeza da pertença a Jesus Cristo e ao novo povo de Deus, como não entoar um hino de júbilo que cante a sua misericórdia de geração em geração(cf. Lc 1,50)? Sabendo-se partícipes dessa familiaridade historial, como não "engrandecer a Deus meu salvador"? Os jovens irradiam alegria, e será maior a alegria quando nascer da manifestação das entranhas, das manifestações de Deus e das obras de seus filhos e filhas. Na pertença e na comunhão, os jovens exclamem como a jovem Maria:"A minha alma engrandece ao Senhor", Eis-me aqui! Envia-me!

 

 Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-geral da CNBB

Siga-nos

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Junte-se a nós no Facebook

Online

Temos 10 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Apoio

streaming de video