Os cristãos

AddThis Social Bookmark Button

 

Todos os batizados devem ser cristãos conscientes, autênticos e atuantes. A vida cristã define0se pela opção por Jesus Cristo, reconhecendo nele o Salvador e Senhor. Paulatinamente, o cristão identifica0se com Jesus e seu Evangelho.

 Jesus Cristo

A sabedoria guia o discípulo de Jesus


A sabedoria é dom do Espírito Santo que guia o cristão para que siga a Jesus com liberdade e fidelidade.

Na leitura da Bíblia no Livro da Sabedoria (Sb 9,13-18), o rei Salomão faz prece ao Senhor, suplicando-lhe a sabedoria, para que possa governar bem o povo. Oração que expressa sua sintonia com Deus.

A verdadeira sabedoria é um dom de Deus que leva o fiel a cumprir a vontade do Senhor. Favorece o discernimento e capacita a pessoa para perceber o que agrada a Deus e como pode realizar o projeto de salvação na história. Ilumina e orienta a conduta, não só das autoridades, mas também das pessoas que vivem em sociedade. Por isso, é preciso suplicar a sabedoria mediante a oração constante e profunda.

No Evangelho segundo Lucas (Lc 14,25-33), Jesus , falando às multidões, apresenta as exigências para ser sua discípulo. No caminho da salvação, o seguidor precisa sair do anonimato e comprometer0se com o Redentor.

O discípulo deve dar prioridade a Jesus, vivendo o desagrego. Seguindo os passos do Salvador, deve ser disponível, amando a Deus e aos irmãos. Ser discípulo é viver de forma equilibrada e livre o relacionamento com as pessoas, com os bens e consigo mesmo. É fruto de decisão voluntária, ponderada e amadurecida. Por isso , o discípulo deve se realista, evitando ilusões e covardias. Deve se prudente e criativo sabendo enfrentar os riscos e desafio da história.

 

Viver e testemunhar o amor fraterno


Na leitura da Carta de São Paulo apóstolo a Filêmon (Fm 9b-10.12-17), São Paulo dirige0se a Filêmon, proprietário de Onésimo, pedindo-lhe que o receba de vota não como escravo, mas como irmão. Para o apóstolo. todos são irmãos em Cristo. Por isso, são iguais. O amor fraterno elimina as desigualdades sociais. Na convivência não há mais barreiras e diferenças entre as pessoas. Ninguém tem o direito de escravizar ou explorar os outros.

Ser cristão é estar comprometido com Jesus e seu projeto do Reino de Deus. Em nossa sociedade, existem diversas religiões e filosofias de vida. Os cristãos se identificam por sua opção consciente e coerente pela pessoa do Redentor. Iluminados pela sabedoria do Evangelho. procuram viver a vontade de Seus nas circunstâncias concretas. Testemunham o amor fraterno no mundo, dando sua contribuição para transformar as estruturas sociais e as mentalidades das pessoas à luz dos valores da igualdade, da solidariedade, da justiça e da verdade.

 

Pe. Eugênio Antônio Bisinoto, C, Ss. R.

 

 

Siga-nos

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Junte-se a nós no Facebook

Online

Temos 13 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Apoio

streaming de video