Lucas: O Evangelista defensor dos pobres.

AddThis Social Bookmark Button

 

O pobre e o Rico

Lucas é conhecido como o evangelista que denuncia o vergonhoso abismo existente entre os ricos e pobres. Em seus escritos, exorta todos a viverem na misericórdia, na solidariedade e na partilha. tanto ele quanto o profeta Amós (760 a.C) fazem um apelo dramático à conversão e à mudança de vida. Lucas vai além e mostra que nossa escolha e modo de viver aqui na terra no presente vão ser decisivos para eliminar o abismo no futuro. Nesse sentido, a Parábola do homem rico e Lázaro(16,19-31) tem muito a nos ensinar.

Ainda hoje existe um grande abismo entre ricos e pobres. Amós, na primeira leitura, mostra que há aqueles que exploram e vivem no luxo e não se preocupam com a ruína e a miséria da maioria de seus irmãos. Paulo, exorta Timóteo e todos nós a "fugir das coisas perversas, procurar a justiça, a piedade, a fé, o amor" (1Tm6,11-16).

Lucas, de modo magistral, contrapõe um homem rico que fazia festas esplêndidas todos os dias e um pobre que queria matar a fome com as migalhas que caíam da mesa daquele. Lázaro está cheio de feridas: roubaram-lhe o direito à vida, à dignidade, ao pão de cada dia; a riqueza e o luxo de alguns condenaram0lhe, como milhares de nossos irmãos e irmãs ainda hoje, a viver como os cachorros, embora estes fossem mais solidários que o rico, pois lambiam as suas feridas...

Essa parábola quer nos prevenir para escutar Moisés, os profetas e alguém que ressuscitou dos mortos, fazer nossa parte e assim diminuir o abismo entre ricos e pobres , e o segredo está na partilha, no amor m na fé e na misericórdia.

Bíblia Sagrada

Hoje a Igreja celebra o "Dia da Bíblia" que se deve ao fato de São Jerônimo(350-420) tê-la traduzido para o latim, chamada de Vulgata. Dizia ele: " o Evangelho é o corpo de Jesus, as Sagradas Escrituras são a sua doutrina.[...] Sendo a carne do Senhor verdadeiro alimento e o seu Sangue verdadeira bebida, o nosso único bem é comer a sua carne e beber o seu sangue, não apenas no mistério eucarístico, mas também na leitura da Escritura".

Que tal ler, estudar e vivenciar mais os ensinamentos da Bíblia? Ela e a Eucaristia são alimentos para superar nossos "abismos" e dar o nosso sangue para curar as feridas presentes nos corpos de nossos irmãos e irmãs que sofrem.

Siga-nos

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Junte-se a nós no Facebook

Online

Temos 31 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Apoio

streaming de video